sábado, 27 de julho de 2013

Será que o Grupo Itapemirim saiu realmente da crise?

Cá estou eu voltando aos poucos no blog...

Creio que a grande maioria dos busologos/colecionadores/admiradores enfim... todos da busologia, viram fotos dos novos carros da Itapemirim. Realmente, os carros pertencem ao Grupo da família Cola, porém foram adquiridos através de uma grande negociação entre o Grupo Itapemirim e o Grupo Águia Branca. 
http://onibusbrasil.com/i/2013/7/24/p/43abc102ba12bb74bf55f021be773bfd.jpgVoltando ao assunto dos novos carros, estes até o momento são Marcopolo Paradiso 1200 sob chassi Mercedes-Benz O-500RSD e pelo que pudemos perceber, os veículos tem dois banheiros (provavelmente masculino e feminino) ao que pude notar que a série de numeração começa com o 60xxx (pela questão dos 60 anos da empresa). Algumas pessoas dizem que são 50 carros, alguns dos primeiros já estão em São Paulo, na garagem da V.A.B. (Viação Águia Branca).
Referente à negociação entre os Grupos Itapemirim e Águia Branca, são que os 50 carros foram obtidos pela Itapemirim por conta da compra de algumas concessionarias da Mercedes-Benz, Michelin e Toyota, enfim um rolo todo kkkkkk. Resumindo, os carros foram adquiridos pela V.A.B. que com eles pagará parte da compra das concessionárias, ou seja, os carros são da Itapemirim, que segundo nota da Viação Itapemirim informa: "decidiu-se por dar prioridade ao principal negócio do grupo que é o transporte rodoviário interestadual de passageiros e o transporte de encomendas expressas, cujo produto é o IT/ex”.

Contudo, vejo que apesar da crise que não só a Viação Itapemirim, mas todo o Grupo está sofrendo com isso. De fato o Grupo Itapemirim encolhe, porém ao meu ver os comandantes da empresa estão tentando voltar com a crescer Viação Itapemirim a todo custo, apesar dos problemas financeiros e judiciários.
Respondendo a pergunta do título, fico com a seguinte opinião, o Grupo Itapemirim não morreu, continua grande, porém aos poucos vem diminuindo seu tamanho, apesar dos problemas o Grupo em sí luta para tentar reerguer a "galinha dos ovos de ouro".

Rodrigo Coimbra

3 comentários:

  1. infelizmente a Viação Itapemirim está longe de sair da crise. Além das disputas internas, a situação é grave em relação aos veículos. No roteiro mais importante - Rio x São Paulo - em função de determinação da ANTT que reduziu a vida útil média dos ônibus, a empresa chegou a utilizar carros alugados de outras empresas (de turismo) com as logos e pinturas dessas outras firmas e tudo, um quadro muito triste. Acho que a Mirim entrou na Justiça pois seus carros antigos, o Goldem e o Climm (que aliás são muito bons e mais confortáveis que muito ônibus novo dos concorrentes) voltaram a circular no eixo Rio x SP. A ANTT, por sua vez não é confiável, permite o monopólio (vide o grupo da 1001, que comprou várias empresas como a Cometa e, para disfarçar o monopólio no eixo Rio x SP, "criou" uma empresa fantasia (laranja), a Expresso do Sul, que é na verdade a Cometa, para driblar a acusação de monopólio. O próprio empresário Barata está comprando várias empresas (Útil, Única, Bel-Tour, Sampaio e Real Expresso) num oligopólio descarado nas barbas da ANTT, que não diz nada. Além disso, a ANTT permite que empresas circulem com ônibus muito mais velhos do que o da Itapemirim em outros roteiros (inclusive da 1001) e só cobra carros da Mirim. Resta, aos busólogos, torcer para a Itapemirim se reerguer (para isso, seus donos precisam se unir) e o Congresso Nacional precisa abrir uma CPI para investigar porque a ANTT nada faz para impedir os monopólio e oligopólios no setor e protege algumas empresas em detrimento de outras.

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  2. E VERDADE QUE O GRUPO JSL, JULIO SIMOES, DA CIDADE DE MOGI DS CRUZES-SP, COMPROU 40% DA ITAPEMIRIM.

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    1. torço pra que a julio simões compre mesmo a itapemirim pois a coisa ta feia!

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